CDU rumo à vitória<br> em Vila Franca de Xira
APRESENTAÇÃO Cerca de quinhentas pessoas marcaram presença na apresentação pública da candidata da CDU à presidência da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Regina Janeiro, realizada no sábado, 18.
As vitórias também se constroem, lembrou Regina Janeiro
Numa amena tarde de Primavera, a chamada rua do Chave de Ouro foi estreita para acolher as centenas de activistas e apoiantes da CDU que quiseram expressar o seu empenho no sucesso da candidatura do PCP-PEV, contribuindo, assim, para reforçar a confiança na possibilidade de atingir os objectivos políticos definidos, designadamente a conquista da presidência do município.
Na sua intervenção, Regina Janeiro sublinhou serem necessárias para o concelho «políticas que potenciem a lezíria, o nosso rio, a actividade náutica, o turismo e que contribuam para o fortalecimento da economia e o revitalizar das nossas terras; que voltem a dar centralidade ao trabalho e aos trabalhadores, à capacidade produtiva e à criação de riqueza». Nesse sentido indicou como prioridades da CDU a «criação de emprego e a preservação da identidade das nossas comunidades», bem como a «intervenção directa do município, no quadro das suas competências e meios», na «defesa intransigente dos direitos e aspirações das populações em áreas como sejam a mobilidade e transportes, a saúde, a educação, a habitação, o ordenamento do território».
Gestão democrática
Perspectivando uma Câmara que se assuma como parceira das associações e instituições e que se coloque ao serviço das populações e das suas estruturas, a cabeça-de-lista do PCP-PEV adiantou igualmente que a prática que a CDU concebe para as juntas de freguesia enquanto órgãos autónomos do Poder Local Democrático, emanados do voto popular, é que, em conjunto com a Câmara Municipal, constituam uma rede de acção e resolução dos problemas e anseios populares.
Em diversos momentos da sua intervenção, Regina Janeiro afirmou a intenção da CDU em construir um programa eleitoral que marque a diferença. Desde logo pelo envolvimento e auscultação de todos quantos queiram participar na construção de um futuro melhor para Vila Franca de Xira.
Ficou, porém a garantia, de que a luta pela reposição das freguesias é um propósito programático da CDU.
Construir
«As vitórias também se constroem», lembrou Regina Janeiro, antes de apelar a que «de hoje em diante, cada um de nós, a todo o momento, em qualquer circunstância, a cada instante», seja protagonista numa campanha para «esclarecer e mobilizar, envolver, construir, fazer crescer e consolidar a mudança de que o nosso concelho precisa».
Na sessão de apresentação interveio igualmente Francisco Lopes, do Secretariado do Comité Central do PCP, que em nome da direcção do Partido saudou a candidata, os eleitos e activistas da CDU, os membros do PCP, do PEV, da Intervenção Democrática, e os muitos independentes que, eleitos nos diferentes órgãos autárquicos do concelho, com a sua acção e iniciativa construíram uma sólida base para o desafio de vitória que está colocado.